Entrevista de desligamento: 12 perguntas para fazer

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Uma das melhores maneiras de se obter feedback real sobre as empresas é falando com os funcionários que não estão mais nela, pois isso acaba com o receio de algum tipo de represália. A entrevista de desligamento pode revelar insights poderosos a que você não teria acesso de outra forma. Você pode conduzir a entrevista de desligamento pessoalmente ou criar um formulário, por exemplo.

Para aproveitar ao máximo essas entrevistas de desligamento, reunimos algumas perguntas que podem lhe servir de base:

1. Por que você começou a procurar um novo emprego?

Fazer essa pergunta abre a oportunidade para uma variedade de respostas. Você pode ver que um funcionário simplesmente precisava de um emprego mais próximo de casa ou pode identificar um problema específico que provocou a busca por novas oportunidades.

2. O que levou você a aceitar a nova posição?

A chave para essa resposta é, na verdade, o que você não vê. Por exemplo, se um funcionário indicar que ele está saindo para um salário mais alto, isso pode significar que a remuneração ofertada na sua empresa não é competitiva o suficiente.

3. Você sentiu que estava preparado para fazer bem o seu trabalho?

Essa é uma das melhores questões e ajudará você a gerar uma resposta imediata. Esteja preparado para histórias de problemas tecnológicos, treinamento inadequado e muito mais, mas também para obter conhecimento valioso sobre o que você pode fazer melhor da próxima vez.

4. Como você descreveria a cultura da nossa empresa?

À medida que você acompanha as entrevistas de desligamento dos funcionários, observe tendências para ajudar a identificar preocupações reais. Tendo feito isso, você pode separar as preocupações legítimas da opinião pessoal de funcionários que são emocionais ou que sentem algo negativo em relação à empresa.

5. O que poderia ter sido feito para você permanecer aqui?

Não há pergunta mais direta do que essa, que dará aos funcionários a oportunidade de se abrirem. A ideia não é oferecer o que é pedido nesse momento para mantê-los ali, mas sim ter insights que ajudarão a empresa a melhorar sua taxa de retenção no futuro.

6. Você compartilhou suas preocupações com alguém da empresa antes de sair?

Essa pergunta aponta para a cultura de seu funcionário e se ele se sentia à vontade para compartilhar preocupações com gestores ou colegas de trabalho. A chave aqui é entender se você promove um ambiente em que as pessoas se sintam seguras e confortáveis ​​para expressar suas opiniões.

7. Se você pudesse mudar alguma coisa sobre o seu trabalho ou a empresa, o que mudaria?

Embora você provavelmente obtenha muitas informações durante a entrevista de desligamento, essa pergunta vai fazer os funcionários se concentrarem na maior ou mais importante razão pela qual estão deixando sua empresa. Esta é também uma maneira sutil de encorajá-los a revelar a verdadeira razão pela qual estão saindo, já que a questão não é o que eles não gostaram, mas o que mudariam. Em vez de uma reclamação como resposta, gera-se uma sugestão, que muitas pessoas se sentem mais confortáveis ​​em fornecer. Muitas vezes, a maneira como fazemos uma pergunta pode fazer toda a diferença.

8. Você ficou satisfeito com a maneira como foi liderado?

A gestão é muitas vezes um fator chave na decisão de um funcionário sobre pedir desligamento. Perguntar ao seu ex-funcionário sobre gerenciamento é fundamental. Entender se há algum problema específico ajudará você a tomar medidas preventivas contra a perda de talentos futuros.

9. Você teve metas e objetivos claros na empresa?

Os funcionários não gostam de se sentir como se fossem apenas uma peça da máquina. Eles querem saber que seu trabalho é importante e ajuda a atingir uma meta maior.

10. Você recebeu feedback construtivo para melhorar seu desempenho?

Mais uma vez, seus funcionários não querem se sentir estagnados. Entender seus objetivos pessoais e ajudá-los a melhorar seu arsenal de habilidades deve ser um foco da empresa.

11. Como nossa empresa pode melhorar os programas de treinamento e desenvolvimento?

Isso está ligado à sua capacidade de envolver e engajar os funcionários. Maior envolvimento leva a maior retenção de funcionários.

12. Você consideraria voltar a trabalhar aqui no futuro? Em que área ou função? O que precisaria mudar?

Descubra se os funcionários considerariam voltar. Pode ser que eles apenas queiram ganhar experiência em um papel específico, ou queiram um aumento na remuneração.

 

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