O que faz a diferença para mães no mercado de trabalho

0

Ainda há muito preconceito quando o assunto é maternidade no mercado de trabalho. Algumas empresas ainda insistem na mentalidade de que a profissional não irá ser tão produtiva comparada a alguém sem filhos, o que não reflete a realidade.

Durante a gestação, as mamães têm um aumento das atividades do lado direito do cérebro, que significa melhora em suas habilidades cognitivas como criatividade, controle de emoções e relacionamento interpessoal – segundo estudos da Royal Holloway.

Para aproveitar esse lado positivo e auxiliar mulheres na volta ao mercado de trabalho, conheça os benefícios atrativos para esse público:

1. Horários flexíveis

É importante considerar que cada pessoa tem suas necessidades e que as empresas têm procurado cada vez mais entender isso. Para as mamães, essa flexibilidade de horários e inclusive poder trabalhar de casa pode ser fundamental para conseguir conciliar trabalho e vida doméstica, especialmente para quem tem crianças menores.

2. Plano de saúde que possibilite a inclusão do dependente

Muitas empresas oferecem plano de saúde, mas um diferencial é quando existe a possibilidade da inclusão dos filhos como dependentes sem custo extra ao profissional.

3. Uma área para bombeamento de leite

Algumas empresas têm um espaço reservado para as mamães bombearem o leite durante o expediente, pois sabem que pode ser uma necessidade de quem retorna da licença maternidade. Um outro diferencial bacana é deixar uma geladeira exclusiva para armazenamento do leite no trabalho.

4. Creche e assistência infantil no local

Uma boa ideia também é disponibilizar uma creche no local, assim os funcionários não precisam se preocupar em achar um lugar que consigam pagar, se houver algum problema com a babá, ou até mesmo com o deslocamento.

5. Comodidades no local

Ter serviços como manicure, pedicure ou até mesmo academia no local facilita a vida de muita gente, especialmente das mamães, que conseguem resolver tudo isso sem se preocupar com deslocamentos.

Ah! E mais importante, não se esqueça de comunicar esses benefícios no processo seletivo, assim as candidatas saberão tudo de legal que sua empresa pode oferecer.

Share.