Job description: Guia completo para criar uma boa descrição de vaga

Se você está procurando ajuda para escrever um job description ou quer conhecer alguns bons exemplos de descrição de vaga, veio ao lugar certo. Essa tarefa pode parecer simples, mas é preciso esforço para tornar o texto completo e atraente para seu candidato ideal.

Um job description é uma ferramenta de contratação, mas também uma mini campanha que você está rodando em nome de sua companhia, tendo como alvo um grupo específico de pessoas que têm “fit” com a posição anunciada e com a empresa.

Uma nova contratação é um grande investimento para o empregador e uma mudança que afetará significativamente o time no qual a pessoa será alocada. Por isso, na hora de criar a descrição da vaga, você deve buscar recursos para atrair os melhores candidatos para a posição. Descubra neste guia como fazer isso.

1 – O segredo do job description perfeito

Não existe mágica para uma descrição de vaga que chame a atenção das pessoas certas, mas existe uma receita que pode ajudar: a combinação de pesquisa, reflexão, escrita criativa e edição cuidadosa.

1.1 Pesquisa

O conselho mais importante que podemos dar às pessoas que querem escrever um bom job description é pesquisar tudo sobre a posição até parecer que você mesmo já ocupou aquela cadeira.
Ainda que você conheça o trabalho como a palma da sua mão, é necessário pesquisar como outras companhias estão divulgando posições nessa área e o que elas oferecem como compensação.

1.2 Reflexão

Descrições de vagas eficazes almejam atingir os candidatos certos para a posição, e é importante refletir sobre os possíveis desejos e aspirações dessas pessoas.
Depois de reunir informação com sua pesquisa, o estágio de reflexão é quando você poderá reexaminar o que aprendeu para decidir o que será de maior interesse para seu candidato.

1.3 Escrita criativa

A criatividade vai ajudar sua descrição de vaga a se destacar, mas você também precisará ser criativo para encaixar toda a informação necessária dentro de um anúncio que faça as pessoas se interessarem na posição.
Uma das coisas mais importantes para pensar é como você fará esse anúncio se destacar entre outros na mesma área ou na mesma posição. O que sua empresa oferece de diferente? Por que um profissional qualificado irá preferir a sua vaga em vez de outra?

1.4 Edição cuidadosa

Editar é uma das tarefas mais importantes a serem feitas antes de postar a vaga. Além de buscar por erros de digitação, verifique se há frases que não soam de maneira agradável para o leitor, não contêm informações relevantes ou que são longas demais para o espaço limitado de seu anúncio.

2. Como conduzir uma análise da posição

Se precisássemos reduzir este guia a apenas um conselho, seria: sempre faça uma análise da posição antes de criar seu job description. Quanto melhor você conhecer a vaga que está anunciando, mais apto estará a atrair e identificar candidatos qualificados.

Mesmo que você tenha sido contratado para essa posição ou a tenha criado, é preciso conduzir uma análise profunda. Será importante pesquisar, por exemplo, como seus concorrentes estão divulgando posições iguais ou semelhantes e o que está sendo oferecido. Estudar novos requisitos para a posição e outros detalhes específicos da vaga também é crucial para descrever com precisão o candidato que a empresa busca.

Além disso, tenha as demandas, objetivos e expectativas da nova posição bem definidos. É também fundamental saber quanto ofertar e, para isso, você pode oferecer uma compensação atraente e competitiva consultando a base de salários do Love Mondays.

Se você está incerto sobre como fazer sua análise, uma ótima opção é conversar com as pessoas que trabalharão em conjunto com seu candidato, sejam eles superiores, colegas ou empregadores. Além de conseguir informações para o anúncio, essas são as pessoas que você quer que tenham “fit” com o candidato, e conhecê-los melhor aumentará suas chances de fazer uma excelente contratação.

2.1 Modelo de análise de posição:

Você pode usar este modelo para ajudá-lo a definir as características mais importantes da vaga a ser anunciada:
– Quais demandas internas/externas pressionaram a empresa para a abertura da vaga?
– Como as demandas dessa posição mudaram nos últimos anos dentro da empresa?
– Quais são os exemplos de escopo de atividades para essa vaga que se diferenciam das descrições comuns para a posição?
– Como essas atividades irão relacionar-se com outras dentro da empresa?
– Quais conhecimentos técnicos e características pessoais o contratado usará para realizar as demandas da posição?
– Como a compensação oferecida pela companhia se compara aos concorrentes?

3. Peças-chave de sua descrição de vaga

Todas as seções de seu job description são relevantes, mas existem algumas que são peças-chave para atrair o interesse dos candidatos e mostrar as vantagens do seu anúncio:

3.1 Título da vaga

O título da vaga é o primeiro contato dos candidatos com a posição, por isso precisa ser atraente. O primeiro fator a se considerar é o que o seu candidato ideal acha atrativo.
A segunda é quais termos utilizar para que seu anúncio seja alcançado nos resultados de pesquisas. As pessoas não irão encontrá-lo se você usar um título diferente como “web design wizard”, por exemplo, porque não pesquisam por esse cargo quando buscam novas oportunidades.

3.2 Perfil da posição

Para expor os destaques do perfil da sua vaga para os leitores, considere o que o seu candidato ideal acharia mais interessante sobre o impacto real do trabalho ou o seu lugar único na sua empresa.

3.3 Responsabilidades e requisitos

Essas seções têm de informar o candidato sobre as responsabilidades específicas da posição, bem como seus critérios de seleção. Sempre liste os requisitos e responsabilidades de forma concisa e de fácil leitura.
Os requisitos e responsabilidades podem parecer repetitivos ou reciclados em muitas descrições de vaga, mas lembre-se: essas não são boas descrições.
Há muita informação para inserir nessas seções, mas é possível que isso seja feito de uma maneira atraente e de fácil leitura. Exagerar na listagem de itens pode levar bons candidatos a desistirem do seu anúncio.

Responsabilidades
Foque em escrever um resumo do perfil da vaga no formato de uma lista de responsabilidades de alto nível, mas que não peque pelo excesso técnico. Aqui está um exemplo para um cargo de Gerente de Marketing:

– Pesquisar, segmentar e compreender o público e como envolvê-lo de forma eficaz.
– Ajude a definir nossa marca. Você trabalhará no que nossa marca representa e em como nós a desenvolvemos em várias ferramentas e canais.
– Gerencie campanhas de mídia paga em todos os canais.
– Lidere campanhas de marketing de ponta a ponta. Você vai liderar o desenvolvimento de mensagens, o desenvolvimento criativo, a produção e a distribuição. Você será responsável por reunir todo o nosso material em uma história atraente para nossos clientes e prospects.
– Você aproveitará as histórias de nossos clientes e as transformará em vídeos, estudos de caso, garantias de vendas etc.

Requisitos
Nesta seção, você irá expor os requisitos específicos para os candidatos, desde os anos de experiência exigidos até o nível de competência para ferramentas específicas que eles usarão. Veja exemplos de requisitos para um Gerente de Marketing:

– Mais de 3 anos de experiência como gerente de marketing ou em uma posição comparável.
– Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita.
– Autodirecionado, capaz de criar um plano, priorizar iniciativas e executar de forma independente e em colaboração com os outros cumprindo os prazos acordados.
– Mentalidade experimental e criativa, que aprecia a oportunidade de testar coisas novas.
– Domínio de ferramentas de automação de marketing e CRM, Salesforce e Marketo.
– Histórico de atingir ou superar as metas de marketing de forma consistente.
– Personalidade de alta energia, extrovertida, capaz de priorizar a triagem de demandas em tempo real de projetos de marketing, campanhas e iniciativas da empresa.

3.4 Sobre a empresa (about us):

É importante transmitir ao leitor uma imagem positiva de sua marca empregadora.

4. Modelo básico de job description

Você pode usar este modelo como esqueleto da sua próxima descrição de vaga. Basta preencher com as informações da posição aberta e você terá as informações fundamentais.

Cargo: (título do cargo; Gerente de Marketing Regional, por exemplo)
Resumo da posição: (um resumo geral do trabalho, sua finalidade e seu impacto)
Responsabilidades: (uma lista das principais responsabilidades que o contratado irá assumir)
Requisitos: (uma lista dos requisitos específicos de habilidade / experiência que qualificarão os candidatos para o cargo)
Resumo da empresa: (uma pequena seção em que você fornece aos leitores algumas informações excelentes sobre a marca de sua empresa).

5. O que fazer e o que não fazer em uma descrição de vaga

Agora você já sabe como fazer um bom job description. Mas, antes de colocar a mão na massa, veja mais algumas dicas do que fazer e do que não fazer.

O que fazer:
– Escolha sempre a sua abordagem com base nas exigências do trabalho e nos interesses do tipo certo de pessoa para a vaga.
– Sempre destaque os aspectos mais interessantes do trabalho no resumo da vaga e mostre aos leitores todas as razões pelas quais essa posição é importante para a sua empresa.
– Se puder, explique de que forma aquele trabalho terá efeitos que vão além da sua empresa e poderão afetar positivamente a sua indústria, uma comunidade específica ou até mesmo o mundo em geral.
– Sempre pesquise a remuneração média do trabalho que você está anunciando antes de publicar seu anúncio. Não importa quão boa seja sua descrição, postar um salário abaixo da média não despertará o interesse dos principais candidatos.
– Peça para alguém que tenha as mesmas habilidades técnicas exigidas para a vaga que leia seu job description e diga se se interessaria por ela.

O que não fazer:
– Não gaste todo o espaço de seu anúncio mostrando aos candidatos o que você precisa. Em vez disso, equilibre o texto descrevendo as razões pelas quais seu candidato ideal adoraria fazer o trabalho.
– Não desperdice espaço em sua descrição com muitos “bom para quem tem” ou habilidades que podem ser treinadas posteriormente à contratação dentro do escopo de demandas de trabalho.
– Nunca anuncie uma posição sem antes revisá-la procurando por erros, frases desajeitadas e informações desnecessárias.
– Se você não souber como redigir um job description, não improvise: pesquise a maneira correta de fazê-lo.
– Não escreva uma descrição genérica da vaga.

Agora que você já sabe como criar uma boa descrição de vaga, basta anunciar a posição e selecionar os melhores talentos para seu time. 🙂

Share.