A influência das avaliações online na percepção dos candidatos

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Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Las Palmas, na Espanha, verificou que empresas com avaliações online positivas podem ter vantagens no processo de recrutamento em relação a empresas com avaliações neutras ou negativas.

Os pesquisadores buscaram entender o impacto de avaliações positivas e negativas na quantidade de candidatos interessados em vagas nas empresas, na porcentagem de aumento salarial pleiteado para aceitar uma proposta de emprego e a importância das avaliações de funcionários em relação a prêmios e reconhecimentos formais do tipo “melhores empresas para se trabalhar”.

Para embasar o estudo, os autores utilizaram avaliações online postadas no Glassdoor, um dos maiores sites do mundo de avaliações sobre o ambiente de trabalho de empresas, que inclui mais de 600 mil organizações em 190 países.  O Love Mondays passou a fazer parte do Glassdoor em setembro de 2016.

Melhores avaliações, mais candidatos.

O estudo conclui que trabalhadores veem avaliações online escritas por funcionários como uma fonte confiável de informação e que eles formam opiniões e intenções de buscar vagas com base nesses reviews. Os participantes da pesquisa disseram ter mais interesse em enviar seus currículos para uma empresa depois de lerem uma avaliação positiva, como mostra a figura a seguir:

Candidatos pediram aumentos salariais menores para trabalhar em empresas com avaliações positivas

O estudo mostrou também que as avaliações online têm implicação nos aumentos salariais pedidos pelos candidatos para mudar de emprego. Participantes que leram avaliações positivas sobre uma empresa pediram um aumento médio de 35 a 40% pra ocupar uma posição similar a que ocupam atualmente. Para empresas com avaliações neutras, o pedido foi de 45 a 50% e para empresas com avaliações negativas, o pedido foi de 55 a 60% de aumento, como mostra a figura a seguir:

Candidatos acreditam que avaliações são mais influentes do que premiações

O estudo mostrou também que os candidatos dão mais importância a avaliações online escritas por funcionários do que a prêmios do tipo “melhores empresas para se trabalhar”, geralmente conquistados pelas empresas por suas práticas de gestão de recursos humanos em avaliações feitas pela imprensa especializada. No entanto, os pesquisadores concluem que tais prêmios, quando acompanhados de reviews positivas, reforçam a credibilidade da imagem da empresa como boa empregadora.

O papel das empresas

Com a conclusão sobre tal influência, os autores recomendam que as empresas participem ativamente dos sites que oferecem esse tipo de serviço.  Pesquisas do próprio Glassdoor mostram que 74% dos usuários do site são mais propensos a enviar seus currículos para uma vaga se a empresa gerencia ativamente sua página, com atualizações constantes e respostas aos comentários publicados. Além disso, 65% dos usuários dizem que sua percepção sobre uma empresa melhora quando veem que ela responde aos comentários. Outro dado importante é que um comentário positivo ou negativo não define a percepção do usuário sobre a empresa, já que dados do Glassdoor mostram que ele lê ao menos sete avaliações antes de formar uma opinião.

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