Employer branding além do escritório: como engajar times operacionais

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Durante muito tempo, os esforços em employer branding foram dedicados para atrair e reter os profissionais do chamado nível corporativo. Mais raros e disputados no mercado, era preciso pensar em ações específicas para garantir que esse profissional permanecesse por mais tempo na companhia.

Porém, este cenário mudou. Como o employer branding é relevante tanto na hora de atrair quanto na hora de engajar e reter talentos, cada vez mais os profissionais de RH estão investindo recursos em campanhas de employer branding também para os times operacionais. Ao iniciar este tipo de movimento, logo fica claro que este novo cenário traz desafios. Afinal, como fazer campanhas de employer branding além do escritório e alcançar times que muitas vezes estão a milhares de quilômetros de distância do time de RH e da liderança corporativa?

1. Comunique o propósito

Um dos principais desafios é gerar um senso de pertencimento, especialmente quando as unidades operacionais estão distribuídas em cidades e estados diferentes. Uma dica é mostrar qual é o papel de cada um no propósito da empresa e comunicar isso em vários canais e com consistência.

Por exemplo, em uma empresa de telefonia, com muitas lojas espalhadas pelo Brasil, é válido ressaltar a importância de cada vendedor, mostrando que a venda de um celular vai além do aparelho e contribui para um propósito maior, que é conectar pessoas.

Explique como o trabalho de cada um em particular pode se somar aos demais, criando um senso de responsabilidade e pertencimento. Você pode criar materiais e gerar encontros para facilitar o entendimento de como cada parte se soma ao resultado final da cadeia de operações.

2. Aproveite o recrutamento

O processo de recrutamento e seleção pode ser o primeiro passo para traduzir seu employer branding para os times operacionais. Aproveite este momento para começar o relacionamento mostrando o valor daquela posição para a empresa e gerando um engajamento ainda nos primeiros contatos.

Após a admissão, um processo de onboarding bem estruturado, que pode envolver treinamento com várias áreas e visitas a outras unidades, garante um encantamento com a marca já nos primeiros dias.

3. Compartilhe histórias de sucesso

Gerar identificação e empatia com histórias de sucesso de colaboradores é um caminho interessante. Use as redes sociais e os canais internos para compartilhar estes casos, destacando as oportunidades que essas pessoas tiveram dentro da empresa e estimulando opiniões autênticas sobre seu ambiente de trabalho. Além disso, esteja atento às redes sociais e, sempre que possível, responda avaliações online. Elas são uma fonte importante de consulta não só para quem está entrando na empresa, mas também para quem já está há algum tempo na organização e quer entender a percepção dos colegas quanto ao ambiente de trabalho.

4. Engaje as lideranças

As lideranças têm papel fundamental em todo processo de employer branding. No caso de lojas, por exemplo, os gerentes e supervisores podem servir como embaixadores da marca, demonstrando os valores da empresa em suas atitudes e ajudando a passar as mensagens-chave para engajar a equipe. Para este público, é interessante fornecer treinamentos, materiais e experiências que ajudem neste processo.

Ainda, é bastante comum não haver a distribuição de informações até a ponta da operação em relação a metas e objetivos. Então, comunique claramente para todos quais são os objetivos da empresa e como cada um impacta no resultado. É possível criar eventos com gerentes de loja, heads de operação ou líderes de atendimento para promover a difusão de informação e também conscientizá-los da importância de repassar os dados para o time.

5. Mostre as oportunidades, especialmente para colaboradores que vivem os valores da empresa

Capacite seus funcionários da linha de frente. Eles verão a atitude como um investimento e se sentirão mais respeitados dentro da empresa. Se houver programas de candidatura interna para outras vagas, também incentive a participação. Essas atitudes demonstram que há chances de crescimento dentro da companhia e ajudam a gerar engajamento. Se a empresa conseguir demonstrar a todos que os colaboradores que estão evoluindo na carreira são aqueles que vivem os valores da empresa no dia a dia, esta atitude também será um grande reforço do employer brand da empresa.

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