Como melhorar a comunicação na sua empresa

Em diversas avaliações sobre empresas no Love Mondays, é possível perceber que uma reclamação comum é a falta de comunicação dentro da companhia. Em geral, os funcionários se sentem deixados de lado quando isso acontece, o que impacta também na produtividade e no nível de satisfação da equipe.

Por isso, dar atenção a como a empresa se comunica internamente é fundamental. Mas afinal, quais são os pontos cruciais para melhorar a comunicação? Confira nossas dicas!

Engaje os funcionários com o propósito da empresa

As pessoas têm melhor engajamento com aquilo em que acreditam e se identificam, por isso é importante deixar o propósito da empresa muito claro. Se há metas regulares ou globais, tenha o hábito de compartilhar os resultados com os funcionários. Assim, eles se sentirão parte fundamental da organização e seus objetivos.

Seja transparente

A transparência é parte fundamental para a comunicação e o funcionamento de uma organização. Valores bem definidos e comunicados servem como guia de conduta.
Uma reclamação comum por parte dos funcionários é a falta de acesso à informação. Sabemos que determinados conteúdos não devem ser divulgados em estágio inicial, mas você pode dar alguns caminhos para que todos estejam em páginas semelhantes.

Distribua informação e inspire ação

Em marketing, muito se fala em CTA (call to action). Basicamente, consiste em guiar o usuário para que ele execute a ação esperada. Você pode usar essa mesma estratégia em suas comunicações – ou seja, além de deixar a mensagem clara, inspire ação do colaborador. A escolha adequada dos canais também é fundamental para que sua mensagem seja bem recebida, por isso analise se o objetivo de cada plataforma está alinhado ao que espera com a divulgação da informação.

Forneça canais para feedbacks e ideias

Esteja aberto a feedbacks e estimule essa prática não apenas de fora para dentro (ouvindo clientes), mas também ouvindo seu público interno sobre a empresa. Você pode criar canais anônimos ou pesquisas de opinião sobre temas diversos ou deixar aberto para que as pessoas contribuam espontaneamente a qualquer momento. Para que seja uma prática valorizada pelos colaboradores, é importante que suas opiniões sejam ouvidas – e, caso não possam ser implementadas, é recomendável que os motivos sejam expostos.

Promova o foco no cliente e no resultado

As organizações existem para atender clientes, mas algumas não o tratam como foco do negócio. É importante que todos os funcionários, independentemente da área de atuação na empresa, entendam o produto/serviço oferecido e de que forma ele atende a necessidade do consumidor. Se possível, compartilhe também insights e notícias sobre o setor.

Esteja próximo das lideranças

Para que todo o trabalho não se perca, é essencial atuar em conjunto com as lideranças e principais influências da organização. Estimule conversas bidirecionais, trabalhe o engajamento, promova workshops, cursos, treinamentos, capacite e conscientize-os de que todos os esforços realizados por eles são uma extensão do trabalho desenvolvido pelo seu time para melhorar a comunicação na organização.

Crie e acompanhe métricas de sucesso

Tire um tempo para avaliar as ferramentas e canais que você usa para se comunicar e entenda quais têm dado mais certo. Invista tempo nos que apresentam melhor performance, faça testes, analise. É importante também perseguir algumas métricas: faça projeção de crescimento de taxa de abertura, cliques, diminuição de rejeição, por exemplo. Use a tecnologia a seu favor!

Leia também: O que motiva os funcionários a serem mais produtivos?

Share.