5 benefícios de ter um escritório pet friendly

0

Um local pet friendly pode ajudar (e muito) o clima no ambiente de trabalho. Algumas pesquisas mostram que um companheiro de 4 patas pode aliviar o estresse, melhorar o humor e até reduzir o colesterol ruim.

Essa tendência, apesar de nova, tem aumentado no Brasil. Há empresas que inclusive possuem um mascote. Veja 5 benefícios de ter um ambiente pet friendly.

1. Menos estresse

Existe uma razão científica para esse ponto. Fazer carinho em um bichinho aumenta nossos níveis de oxitocina, que é o hormônio redutor do estresse, e diminui o nível de cortisol, responsável pelo estresse no organismo. Além disso, é provável que na presença de um animal as pessoas se sintam mais propensas a fazer brincadeiras, o que consequentemente melhora o clima no ambiente.

2. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Os famosos “pais de pet” detestam ficar longe dos seus bichinhos e sabemos que a recíproca também é verdadeira. Por que escolher? Quando o funcionário traz seu pet ao escritório, ele acaba com o dilema de estar apressado para chegar em casa, não poder passear com o cachorrinho na hora do almoço ou conviver com a culpa de deixá-lo sozinho em casa por muitas horas.

3. Colaboração e interação entre pessoas

Muitas vezes a presença do pet pode ser um excelente quebra-gelo. Eles são excelentes facilitadores de conversas que, sem eles, poderiam nunca acontecer. O bichinho também pode deixar o dono mais confiante em uma apresentação ou trabalho em grupo.

4. Bem-estar

Ficamos sentados por horas e sabemos que não é positivo para a saúde. Ter um cãozinho presente no escritório estimula mais pausas, seja para um rápido passeio ou para fazer algumas brincadeiras. Após essas paradas saudáveis, o funcionário estará com a mente oxigenada e será mais produtivo.

5. Atração e retenção

Ter um bom pacote de benefícios é importante para atração e retenção de talentos. Candidatos melhor informados e qualificados podem optar pela sua empresa devido aos benefícios. Cerca de 82% dos funcionários alegaram que sentem maior lealdade à empresa como resultado da política favorável aos animais de estimação, segundo o Glassdoor.

Se você acha que sua empresa ainda não está pronta para essa prática de forma frequente, uma ideia é estabelecer um dia do ano para levar os cachorros. Tire muitas fotos, crie uma hashtag e acompanhe os resultados da ação!

Veja também: Cultura da empresa: Como promover desde a contratação

Share.